sábado, 10 de dezembro de 2016

VEJA O QUE VOCÊ ESTÁ OLHANDO!

Teu olhar
VEJA O QUE VOCÊ ESTÁ OLHANDO! 
Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas“. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo 
 cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estarácompletamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você” .
O texto bíblico nos chama a atenção para um tipo de comportamento que pode comprometer nossa vida e está em nosso poder de controle. O que vemos ou olhamos é uma escolha pessoal, mas os olhos podem ser controlados por cada indivíduo.
E Jesus por saber da influência que sofremos por aquilo que estamos olhando, chama a nossa atenção para sermos cuidadosos quanto as coisas que estamos permitindo entrar em nosso coração.
Jesus não quer dizer que o olho é a fonte de luz para o nosso corpo, e , sim, que ele é o receptor da luz, o guia do qual todo o corpo depende para a sua iluminação e direção. Nesse sentido podemos dizer que o olho pode ser chamado de a luz ou a lâmpada do corpo.Portanto, isso significa que o olho deve ser sadio, ou seja, sem qualquer mancha – ele deve ser são.
Essa percepção encontramos na análise da palavra grega haplous que aparece no texto, “a fala da verdade”, para o latim simplex (simples) – pura visão da realidade, a simplicitas.
Simplicidade é a capacidade de ver o real sem comprometimentos, visão límpida. A visão da não separatividade. A visão da clara luz. Sim – plicitas é a visão livre da “dobra”. A idéia de sadio/enfermo, saudável/mau, sadio/defeituoso.
O olho deve estar em condição de ver com nitidez. Se o olho estiver enfermo, e esta enfermidade diz respeito ao que ele olha, o corpo estará dominado pelas trevas, e assim não poderá funcionar de forma apropriada comprometendo todo o corpo – sua vida.
É um fato bem conhecido que a insuficiência da luz do sol, da lua, das estrelas, etc., torna difícil ver as coisas. Contudo, um olho perfeito se adapta rapidamente às trevas. Mas se o olho mesmo, o próprio órgão da luz (no sentido já explicado), está em más condições, a escuridão será certamente grande. Nesse caso, mesmo se o sol brilha, isso não adianta muito. No melhor dos casos, tudo é visto de forma confusa, como um grande borrão. (Dr. William Handriksen, 2001).
Dessa forma, nós precisamos ter cuidado com o que vemos, ou seja, onde estamos colocando os nossos olhos, sob o risco de embaçarmos a visão e comprometermos todo o nosso corpo, a nossa vida.
Portanto, a melhor escolha que podemos fazer vem da orientação do Rei Davi no Salmo 101:3: “Não porei coisas injustas diante dos meus olhos., aborreço o proceder dos que se desviam., nada disto se me pegará”. Essa foi uma escolha que o Rei Davi resolveu fazer como um modelo de um homem segundo o coração de Deus. Vale a pena lembrar que ele tinha experiência de sobra para nos advertir sobre isso, uma vez que, quando se descuidou do seu olhar, viu o que não deveria e cometeu o maior erro de sua vida – o pecado com Batseba. O resultado disso foi a morte de Urias e de seu filho, fruto do pecado. E você onde tem posto teus olhos?
Porque não gastar o precioso tempo que temos lendo a Palavra de Deus e colocando os nossos olhos na luz que ilumina o nosso caminho (Sl 119:105). Essa escolha para nossos olhos nos leva a cumprir o Salmo 119:11: “Guardo no coração as tuas Palavras para não pecar contra Ti”.

Pr Líncon Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário