quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O MAIOR CONVITE DE TODOS

133186_Papel-de-Parede-Jardim-Secreto_1440x900
O MAIOR CONVITE DE TODOS
Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros
Tiago 4:8
Já algum tempo o Senhor tem colocado em meu coração esse assunto. E a medida que tenho refletido nisso tenho experimentado uma nova dimensão em minha vida, ao ponto de sofrer uma influência enorme em minha caminhada espiritual. Tenho deparado-me com os seguintes comentários: “você está apaixonado por isso”, “isso tomou conta do seu coração”, “você só fala nisso” e a cada comentário como esse, minha motivação aumenta, e busco isso cada vez mais.
Diante disso, não posso perder a oportunidade de compartilhar o que tem encantado o meu coração. Afinal a Bíblia diz que: “…porque a sua boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6:4). Cabe inclusive pensarmos sobre o que tem saído em nossas rodas de conversas, mas esse é um assunto para uma próxima reflexão.
Todos nós temos amigos ou pessoas que admiramos e queremos estar perto. Eles tem um lugar especial em nossos corações, e passar um tempo com eles é um deleite, especialmente quando é um convite dessas pessoas. Tal pedido para compartilhar a companhia deles nos enche de expectativa, alegria e empolgação. Alegremente nós fazemos de tudo o que é possível para arrumar um tempo em nosso calendário para aceitar esse convite.
No livro de Tiago encontramos o maior convite já feito a nós: “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros” (4.8)
O criador do universo, da terra e de todos os habitantes, pede sua presença, deseja estar intimamente perto de você. Aquele que deu provas inequívocas do seu amor por você e por mim nos chama para estarmos juntos a Ele.
O Senhor nos chama, nos procura, nos convida, para desfrutarmos dessa intimidade com Ele desde a criação do mundo. Afinal, era assim o relacionamento dEle com Adão.
Toda a tarde o Senhor buscava Adão para ter comunhão com ele. Não é curioso Deus procurando o homem? (Genesis 3:9).
Esse é o firme desejo do Senhor. Ele é quem fez o convite, porque Ele deseja ser conhecido pelos seus filhos.
Agora, porque não agimos com a mesma empolgação para encontrarmos com Ele? Porque não nos esforçamos para arrumarmos um tempo em nosso calendário para aceitar o Seu convite?
Será que Ele não tem o mesmo valor e importância que as pessoas chegadas tem? Será que não estamos agindo equivocadamente, aceitando outros convites e o maior de todos estamos fazendo pouco caso?
A Palavra nos adverte: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas“. (Mateus 6:33)
Quando pensamos nessa advertência e no convite feito por Deus a nós, a que conclusão chegamos quando percebemos que não agimos com o mesmo empenho e atenção em resposta ao desejo de Deus em relacionar conosco intimamente?
Sejamos sinceros, muitos de nós temos outras prioridades, não é mesmo?
O problema é que nós mesmos sofremos as consequências de agirmos assim. O Senhor nos convida para próximo dEle, porque somente Ele pode nos saciar completamente. E quando buscamos outras coisas, continuamos vazios cada vez mais e sedentos por coisas externas que são efêmeras e passageiras.
O Senhor é suficiente para nós. É isso que nos ensina o Salmo 23:1 “O Senhor é o meu Pastor, de nada terei falta”. Davi deixa claro que todos os nossos desejos, anseios são plenamente preenchidos em Deus. É Ele que nos traz saciedade.
Portanto, caros irmãos e amigos, aceitemos o maior convite feito ao homem. Tenho absoluta certeza que Deus age assim, porque Ele que nos criou sabe o que precisamos.   Buscamos muitas outras coisas, mas o que de fato necessitamos é dEle.
Jesus reforçou o convite a nós em Mateus 11:28-30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Deus se encarna e vem ao mundo para reforçar esse convite a nós. O Emanuel conosco nos chama novamente. O pior é que existem muitas pessoas que vem semanalmente à igreja e continuam cansadas e sobrecarregadas. A pergunta é: porque? Porque não aceitaram o convite para desfrutarem da presença confortadora e renovadora do Senhor. Elas buscam as bençãos do Senhor e não o Senhor das bênçãos. Dessa forma, continuarão cansadas, sobrecargas, vazias, caminhando como se estivessem carregando toneladas em suas costas. O fardo só cai aos pés da cruz.
A pergunta feita no Éden a Adão é feita a mim e a você hoje: Onde está você? O Senhor já chegou, mas onde está você? Deus procura, quer, deseja e chama para estarmos próximos a Ele. Qual será a sua resposta a esse convite especial?

R. G Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário