segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O Natal!

b54c8ac4d2452f0fb291155150153ee8026a0d21
“Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.” (v. 9 – Isaías 11) 
Há na Bíblia, especialmente em algumas mensagens proféticas, uma consciência messiânica que é cristalizada na pessoa do Messias, Jesus Cristo. Além disso, há circunstâncias que envolvem uma “nova era”, um “novo tempo”, falando mesmo de “um novo céu e de uma nova terra”, onde habitará a justiça, a verdade, a misericórdia, a paz e o amor. O conjunto dessa ambiência a ser estabelecida na era messiânica e pelo Messias pode ser sintetizado na palavra hebraica shalom.
As profecias bíblicas apontam para Jesus Cristo como o Messias, o Ungido, o Rei, o Profeta, o Senhor e o Salvador. Isaías é o profeta do Natal. Suas muitas profecias sobre a era messiânica e sobre a restauração de todas as coisas se cumprem e se cumprirão todas de forma maravilhosa e impressionante em Jesus.
O texto bíblico e profético destacado fala do reinado pacífico de um descendente de Davi.
“Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo”, diz o profeta no versículo 1. Esse renovo é identificado com o antigo, ou seja, é da linhagem de Davi, pois vem de uma sequência histórica, de uma linha contínua, pois Ele é um ser da história.
“O Espírito do Senhor repousará sobre Ele” (v. 2). O próprio Senhor Jesus, em Nazaré, comparece na sinagoga, um lugar de leitura da Escritura e de orações – e, num sábado, levanta-se e lê o profeta Isaías, que viveu aproximadamente 700 anos antes d’Ele, no qual está escrito: “O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros…” (v. 1).
Diz Lucas: “tendo fechado o Livro, devolveu-o ao assistente, todos tinham os olhos fitos nele, e declarou-lhes: hoje se cumpriu esta Escritura no vosso meio”.
Sim, Jesus teve o Espírito em plenitude de forma corpórea e visível. Espírito de sabedoria – jamais alguém falou como Jesus de Nazaré. Espírito de entendimento – Ele lia os pensamentos e conhecia os intentos dos homens. Espírito de Conselho e de fortaleza – seus ensinos foram a sua própria vida, pois Ele mesmo era o conteúdo do seu próprio ensino. Espírito de temor do Senhor – Jesus, sendo Deus, sempre foi reverente e submisso em relação ao Pai, o Deus Todo Poderoso e Eterno, como Ele mesmo.
“Julgará com justiça”. A Jesus foi confiado o juízo sobre todas as coisas. No juízo final, Ele se assentará no grande trono branco e as nações serão reunidas na sua presença e Ele julgará retamente.
O Natal significa o primeiro advento de Jesus Cristo. A era messiânica será estabelecida no segundo advento ou na segunda vinda de Jesus. Então, o mal, o ódio e a violência cederão lugar e espaço ao bem, ao amor e à paz definitiva, paz que, até sobre a própria natureza animal, térrea e cósmica, há de reinar.
“Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.”
“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”. (Lucas 2:14). Feliz Natal para todos.
Abraço fraterno
Pastor Josias

Nenhum comentário:

Postar um comentário