sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

2017 vem ai!!!! E EU com isso?

frases_agradecimento_a_deus
Há cerca de um ano fazíamos planos e tínhamos muitas expectativas quanto ao ano de 2016. Aproveitamos o momento para estabelecer propósitos e alvos que entendíamos serem importantes para a realização nesse ano. Ele se foi e alguns de nós celebramos bastante, outros nem tanto, mas todos temos razões para agradecermos a Deus por termos chegado até aqui. Afinal “…Até aqui nos ajudou o Senhor“. (1 Samuel 7:12)
A gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum benefício, um auxílio, um favor, etc. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção à outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la, ou ser recíproco a um favor realizado a si. Por isso o salmista disse: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres“. (Salmos 126:3) Essa é uma expressão de gratidão. E é essa mesma disposição que temos que conservar em nosso coração o tempo todo.
Quem não tem o que agradecer a Deus? Poderíamos enumerar várias razões. Mas eu sempre gosto de pensar que uma das razões mais nobres para sermos gratos foi o que Jesus Cristo fez por nós. Ele morreu e ressuscitou e nos deu a vida eterna. Será que precisamos de mais alguma coisa para expressarmos diariamente nossa gratidão ao Senhor? Todas as outras razões são efêmeras e passageiras, mas o ato de Jesus é eterno. Esse presente transcende esse mundo. O que Jesus fez por nós é a expressão da sua bondade e da sua misericórdia que estão alicerçadas no Seu amor por nós. Por isso o Salmista nos adverte: “Que eles dêem graças ao Senhor por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens” (Salmos 107:8,15,21,31)
A GRATIDÃO GLORIFICA A DEUS E AGRADA AO SENHOR JESUS. Essa é uma das lições que aprendemos em Lucas 17:11-19 na cura dos dez leprosos. No verso 18 Jesus pergunta: ‘Não houve, porventura, quem voltasse para glória a Deus, senão esse estrangeiro?
Essa pergunta feita por Jesus nos revela duas coisas importantes. A primeira é que o Senhor quer e deseja que sejamos gratos. Do contrário, Ele não teria expressado o seu desejo. A segunda é que a gratidão é uma forma de glorificação a Deus.
Asafe no Salmo 50:23 nos diz: “Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos“.
Ele nos deixa claro que a nossa gratidão é uma forma de honrarmos a Deus. Na versão (Revista e Atualizada) essa palavra é traduzida por glorificará. Tanto a honra como a glória é o que o Senhor espera de nós (Is 42:8).
Tudo que Deus faz e realiza em nossas vidas é para a glória ao Seu nome. Por isso o Senhor se importa com a nossa gratidão. Jesus pergunta pelos outros e com isso aprendemos que ele quer que todos tenham o mesmo comportamento. Por que os outros não voltaram? Eles não têm razão para voltarem também?
Davi sabia que a gratidão era um meio de agradar a Deus e glorificá-lo.
Em II Sm 7:8,9 encontramos a seguinte mensagem: “Agora, pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde você cuidava dos rebanhos, para ser o soberano de Israel, o meu povo. 9 Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra“.
O Senhor mostrou ao rei Davi de onde Ele o tirou e o que Ele fez dele. Davi não deveria se esquecer de tudo o que Deus fez em sua vida e ser eternamente grato por isso. Foi por isso que ele deixou escrito no Salmo 56:12 “Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão”.
Não devemos fazer votos a Deus sem cumpri-los. O cumprimento do voto é uma forma de agradecimento.
Asafe nos orienta também sobre esse assunto no verso 14 do salmo 50: “Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo“.
A nossa gratidão é como oferta aos olhos de Deus e devemos fazer votos a Ele como gratidão por nos abençoar.
Daniel também tinha essa consciência. Ele disse: “Eu Te agradeço e Te louvo, ó Deus dos meus antepassados; Tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que Te pedimos,revelaste-nos o sonho do rei”. (Dn 2:23)
É nosso dever agradecermos ao Senhor pelos dons e privilégios que Ele nos proporciona. Pelas oportunidades e posição a que Ele nos eleva.

Que Darei eu ao Senhor, por todos os benefícios para comigo?
Aqui o salmista está pensando numa forma de retribuir a Deus por tudo aquilo que Deus lhe fez. Sua atitude é semelhante a do samaritano que volta para retribuir a Cristo o bem que havia recebido com gratidão e louvor. E não há outra forma melhor de pagar o bem recebido do que com gratidão.
É movido por gratidão que o salmista pergunta: Que posso dar ao Senhor como forma de expressar minha gratidão?
Certamente esta pergunta poderia também ser feita por cada um de nós: Que posso dar ao Senhor, que gesto posso ter, ou que comportamento como forma de expressar minha gratidão por tudo o que tenho recebido dEle?
Eu te pergunto: o que eu e você podemos fazer mais para Deus como forma de expressar gratidão? Será que nossas atitudes realmente revelam que há em nós um coração grato? Será que temos agido com compromisso na obra de Deus, como uma forma de demonstrar coração grato? Será que temos orado e meditado mais na palavra do Senhor como forma de evidenciar gratidão?
A gratidão é a única força com poder de manter o nosso olhar incontaminado das amarguras deste mundo. Ela é quem nos leva a compreender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Quando temos um coração grato, não dependemos das circunstâncias para agradecer, desenvolvendo assim confiança em Deus, que é a base para viver esta palavra (“todas as coisas cooperam…”). A gratidão nos faz ver as circunstâncias desta vida com um enfoque divino, fazendo tudo fazer sentido, até mesmo o que é mais absurdo.
A cada passo dado em 2017, a cada alvo e propósito alcançados, que possamos agir como o samaritano que voltou para agradecer ao Senhor Jesus.
Ao Senhor toda glória!
Pr Líncon Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário