quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Conhece o Daniel?

Oração-001
A Bíblia nos fala que Daniel era um jovem brilhante pertencente à elite de Israel. Ele certamente teria um futuro promissor no governo de seu povo. Contudo, os Judeus foram levados cativo para a Babilônia e ele foi junto. Durante os governos babilônicos de Nabucodonosor e Belsazar, ele prosperou e se tornou importante.
Como as coisas estão sempre em mudança, o Império Babilônico foi conquistado pelo Império Medo Persa. Apesar das mudanças, Daniel continuou ocupando posição de destaque no governo, agora sob o comando do imperador Dario.
Algumas pessoas que invejavam Daniel engendraram um plano para prejudicá-lo. Este plano consistia em convencer o Rei Dario a editar um decreto segundo o qual qualquer pessoa que invocasse em oração alguém que não o imperador deveria ser morto.
Daniel, por ocupar posição privilegiada no governo, acompanhou o desenrolar do processo e foi um dos primeiros a saber que o tal decreto havia sido assinado.
A Bíblia nos relata que, imediatamente após tomar conhecimento da assinatura, Daniel, como era seu hábito, entrou em seu quarto que tinha janelas abertas em direção à Jerusalém, ajoelhou-se e orou dando graças a Deus.
Além da coragem de Daniel de contrariar o decreto real, com todas as consequências que ele, como ocupante de alto cargo, sabia que poderia acarretar, me chama a atenção o fato dele ter dado graças.
Por que Daniel deu graças? A sua situação não era nada boa. Ele certamente preferiria estar em sua pátria, onde poderia adorar livremente, e não em terra estranha. Ele acabara de tomar conhecimento de que os seus desafetos haviam conseguido consumar um plano que poderia levá-lo à morte, e a sua reação foi de dar graças a Deus.
Daniel deu graças por causa da sua firme convicção de que tudo está sob o controle de Deus e de que nada pode atrapalhar o seus desígnios. Daniel tinha plena convicção de que o exílio fazia parte dos planos de Deus, ao afirmar em oração: “Ó Senhor, segundo todas as tuas justiças aparta-se a atua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte, porquanto por causo dos nossos pecados e por causa das iniquidades de nossos pais, se tornaram Jerusalém e o teu povo opróbrio para todos os que estão em redor de nós.” Dn. 9:16
Nós vivemos tempos complicados nos quais às vezes recebemos “decretos” bem preocupantes: o decreto de que nós ou algum parente está com uma doença grave; o decreto da demissão no emprego; o decreto de uma perda financeira e muitas outras situações.
Neste ano de 2017, o nosso lema poderá ser restaurar relacionamentos, inclusive e principalmente com Deus. Que nós possamos nos mirar no exemplo de Daniel, que cultivava vida com Deus, e que, assim, não se deixava abalar por más notícias, antes dava graça a Deus, por ter convicção de que nada foge ao seu controle.
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” Jó 42:2
R.G. Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário