segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

SOZINHO CHEGAREI MAIS RÁPIDO, JUNTOS IREMOS MAIS LONGE.

UNIDADE
Certa vez, um grupo de esquiadores se reuniu para participar de uma competição. Nela eles percorreriam uma grande distância em pleno inverno e precisariam utilizar uma estratégia que os fizessem chegar mais rápido e concluir todo o percurso.
No decorrer da prova, foram surpreendidos por uma grande tempestade de neve. Ao anoitecer, e diante da temperatura muito baixa, o grupo decidiu então que todos   ficariam juntos e seguiriam o percurso próximos uns dos outros, a fim de se manterem aquecidos.
Sabiam, porém, que essa decisão os faria perder tempo, bem como as primeiras posições no ranking; no entanto, a sobrevivência lhes parecia ser o fator mais importante naquele momento.
Um dos esquiadores, porém, almejando vencer sozinho a competição, decidiu aventurar-se e se afastou do grupo. Contudo, à medida que ele se distanciava dos que havia deixado para trás, sentia que os seus músculos se enfraqueciam em consequência do excessivo frio, a despeito de estar cada vez mais perto da linha de chegada. Assim foi durante toda aquela noite.
No dia seguinte, os que avançavam juntos conseguiram completar a prova. Entretanto, a poucos metros da chegada encontraram, já morto, aquele aventureiro competidor que havia decidido prosseguir sozinho.
Querido(a) irmão(ã), entenda que sozinho(a), talvez você consiga chegar mais rápido; mas juntos, saiba que iremos bem mais longe. Juntos somos melhores! Esse é o nosso desafio como igreja para este ano.
Precisamos compreender que, se andarmos sozinhos, correremos o risco de ficar pelo caminho; no entanto, se permanecermos juntos, é certo que alcançaremos a linha de chegada e conquistaremos grandes vitórias.
A história contada faz uma distinção entre aqueles que possuem espírito de grupo e senso de equipe e aqueles cujo coração e motivações são somente influenciados e movidos pelo egoísmo e pelo desejo mórbido de vencer sozinho.
Além de ser uma orientação bíblica dada por Jesus a nós, a busca pela unidade e cooperação promove a manifestação da Glória de Deus (Jo 17:21), o que não se pode jamais esquecer.
Em Eclesiastes encontramos a seguinte orientação: “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.
Esse texto nos mostra a necessidade que temos uns dos outros. Não se trata apenas de proximidade, mas de cooperação e de apoio mútuo.
Deixa claro também que enfrentamos dificuldades na caminhada da fé; portanto, necessitamos uns dos outros para apoio e ajuda diante das intempéries existentes no caminho.
Precisamos do outro para alcançarmos uma recompensa maior no trabalho; necessitamos do outro para sermos reerguidos quando cairmos; precisamos do outro para nos aquecer; e precisamos do outro para batalharmos nas demandas da vida. Somente assim, nesse entendimento, encontraremos todas as razões para não ficarmos sozinhos e, principalmente, para não trabalharmos sozinhos.
O isolamento nos deixa mais vulneráveis, tanto como indivíduos quanto como comunidade. Juntos somos melhores!
Como comunidade cristã, precisamos nos mover da teoria para a prática no que se refere a sermos de fato Corpo de Cristo. Agora, como podemos, na prática, cumprirmos esse papel? Isso só é possível quando estamos prontos a participar ativamente nos outros ministérios, sendo pastoreados, servindo, e auxiliando através dos dons que Deus nos deu. Os ministérios cumprem um papel especifico, mas não podem funcionar isoladamente do corpo, deve existir cooperação entre eles. Essa é a nossa visão de igreja e de ministério.
Que Deus imprima essa verdade em nossos corações: SOZINHO CHEGAREI MAIS RÁPIDO, JUNTOS IREMOS MAIS LONGE.
A Deus toda glória!
Pastor Líncon Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário