quinta-feira, 24 de novembro de 2016





Se decepcionou? O que fazer?

                                                     
                                                        Decepção é a surpresa desagradável que se sente ao ver falhar uma coisa com que se contava. Nesse último estudo da série, atentaremos aos conselhos de Deus para as nossas decepções. Em Lc 6:46-49, Jesus destaca a importância que as palavras dele devem ter em nosso viver. São palavras que formam o alicerce sobre o qual devemos construir nossas vidas. Se aplicarmos essas palavras em nosso dia-a-dia, Jesus ensina que, quando as adversidades vierem, nada abalará o nosso alicerce na Rocha Eterna. Em Cristo podemos perseverar diante das adversidades.
                                                   
                                                        Leia Lucas 7:11-17 1.1 Contexto bíblico No contexto de Lucas 7, cada episódio descreve uma necessidade que só Deus pode suprir. A “insuficiência” destas pessoas era não terem qualificações perante seus contemporâneos. O centurião é um gentio; a viúva é uma mulher; e a mulher da cidade, uma pecadora. Não pertencem ao círculo dos privilegiados. São marginalizadas, mas recebem a ajuda de Deus gratuitamente. Nesta narrativa, Jesus estava com uma grande multidão. No início do seu ministério, muitos o cercavam e o seguiam. Queriam ouvi-lo pois sua mensagem tinha autoridade. Outros queriam vê-lo com os próprios olhos. Seu amor os atraía. A multidão testemunha o acontecimento e se indaga sobre Jesus. Seria outro profeta ou o Messias esperado? Terá Deus se lembrado do seu povo?

                                                          Entendendo o ponto de vista divino
                 
                                                           Jesus parte de Cafarnaum e vai a Naim. Ao chegarem aos portões da cidade, encontram um funeral. Terá sido “coincidência”? Do ponto de vista divino, foi parte dos planos de Deus. Várias destas “coincidências” foram incluídas nos planos soberanos de Deus: quando Abraão precisou de um cordeiro, quando o servo de Abraão é servido por Rebeca, quando Rute realiza a colheita no campo de Boaz. Os encontros de Jesus não são por acaso. As pessoas não passam despercebidas aos seus olhos. Jesus estava “apenas” chegando à cidade, mas o seu amor é demonstrado a qualquer hora, em qualquer situação; está sempre disponível, principalmente em tempos de adversidade.
                                                         
                                                           Você se lembra constantemente que o Deus soberano tem controle sobre tudo o que acontece com você?

                                                           Encarando a decepção 

                                                           O relato apresenta uma viúva que perdeu seu filho único. Que tristeza! Ser viúva já era dificílimo. Imagine, então, perder o único filho. Como deve ter sido esse funeral? Com a morte deste filho, a fonte de suporte financeiro e de proteção terminava. A esperança de perpetuar a família findava-se. Sua fé em um Deus amoroso e cuidadoso estava sendo provada em meio à decepção. As viúvas raramente podiam prover financeiramente para si. Dependiam dos filhos ou da comunidade ao seu redor. Assim, grande multidão ia junto para demonstrar amor por ela. Afinal, esta morte era tão marcante naquela época quanto é hoje. Mas Deus tem cuidados especiais pelas 2 viúvas. Em 1Tm 5:4-5, Paulo diz a Timóteo para tratar adequadamente as viúvas que têm reais necessidades, mas, se há filhos, estes devem cuidar dela. As que não têm amparo devem perseverar diante de Deus em oração, pois não têm mais familiares a quem recorrer – só a igreja. Ao enfrentar uma grande decepção, podemos reagir com amargura contra Deus, ou podemos descobrir que Deus pode e quer nos socorrer. Acima de tudo, o Senhor quer transformar este momento de adversidade em uma oportunidade para você renovar o seu relacionamento com ele.
 
                                                    Que projetos em sua vida falharam e têm levado você à decepção com Deus?

                                                     Dependendo da compaixão de Deus

                                                     Jesus se compadece da viúva. Ele a consola e a prepara para lidar com sua situação. É ela a beneficiária do milagre, e não o seu filho. O amor de Jesus o levou a dar mais importância a pessoas do que a regras religiosas (não tocar no esquife; Nm 19:11). O que Deus tem para nós não depende do que fazemos, mas da sua iniciativa e vontade para nossas vidas. Sua compaixão por nós se origina na sua misericórdia. Deus tem a primeira e a última palavra. Ele inicia as ações e nós participamos da sua maravilhosa história.

                                                     Você confia na soberania e na misericórdia de Deus para com você?



Encontrando Deus na adversidade

                                                      Junto com 7:1-10, este trecho exemplifica o ministério de Jesus e responde à pergunta de João Batista (7:18-23). Jesus é o Messias! Ele se manifesta como profeta, pois fez algo semelhante a Elias e Eliseu. Ele é o Grande Profeta prometido, o Deus que veio visitar o seu povo. Somos convidados a confiar em Deus mesmo com incertezas e fracassos, a confiar que nosso Deus é soberano e está no controle de tudo. Ele faz surgir coisas novas e lindas da adversidade que nos assola. O livro de Jó fala da soberania de Deus. Jó era íntegro (1:1), mas de repente tudo dá errado. Sofrimentos chegam até sua vida, mas Jó respeita este mistério (2:8-10). Ele reconhece a soberania de Deus em sua vida e no universo. Não presta atenção aos clichês e às respostas dadas a ele. Espera confiante em Deus. Depois de passar por estes sofrimentos, Jó tem uma revelação de quem Deus é e o louva (42:5). Depois, Deus graciosamente transforma sua situação, fazendo tudo novo. Em tempos de decepção lembre-se de quem Deus é. Não desista de confiar nele!
                                     
                                                      Na decepção você segura na mão de Deus? Você aguarda as coisas novas que ele fará?

R. G. Marques
(adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário