segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O que Deus tem a nos dizer diante da frustração
A Frustração pode ser causada pela privação de uma necessidade ou por um desejo intenso não realizado. Faremos isto acompanhando a correta reação de Ana diante de suas frustrações. O texto de 1 Samuel 1:1-28 Contexto histórico Esta história se passa quando Israel já estava na terra prometida e era governado por juízes. É o final deste período, pois Samuel (filho de Ana) fará a transição para a monarquia. Nesta época o contexto político era conturbado, pois havia a ameaça do domínio filisteu. Eli era sacerdote e juiz na cidade de Siló, centro religioso do país (sede do tabernáculo). Embora o tabernáculo indicasse a presença de Deus entre seu povo, era um tempo de decadência espiritual. Os sacerdotes Hofni e Finéias, filhos de Eli, trataram com irreverência o santuário e roubavam continuamente do povo em suas ofertas (1Sm 2:12-17, 22-25). Isto demonstra que a presen- ça de Deus pode se tornar trivial e não gerar em nós o devido temor e zelo por uma vida santa.
A frustração de Ana Por sua esterilidade, Ana acumulava tensões em sua vida e vivia em frustração: 1º - Conflito pessoal: incapacidade de gerar e dar descendentes a Elcana 2º - Conflito familiar: dividir o marido com uma mulher fértil que a hostilizava 3º - Conflito social: as mulheres obtinham seu próprio valor tendo filhos 4º - Conflito religioso: a esterilidade era considerada uma punição divina 5º - Problemas físicos e emocionais: “chorava e não comia” (sintomas de depressão) Como Ana lida com sua frustração? 1 Busca a presença de Deus Elcana e sua família viajaram para celebrar uma festa judaica. Mas Ana sai da festa e busca um encontro íntimo com Deus. Ela deixa a agitação da festa para olhar a dor da sua alma. Esta autoanálise, embora dolorida, permitiu a Ana colocar-se diante de Deus de maneira humilde e dependente. Buscar a presença de Deus a livrou das neuroses e complexos decorrentes da frustração. Penina também se sentia frustrada por ser a segunda esposa e não ter a preferência e a atenção da esposa amada. Ela, contudo, reage à frustração com agressividade, oprimindo e irritando sua rival Ana. Veja a correta atitude recomendada pelo apóstolo em 1Pe 5:6.
2 Derrama-se na presença de Deus Ana se coloca diante de Deus “com amargura de alma”. Ela descreve seus sentimentos a Eli nos versos 15 e 16. Este derramar é uma ação completa, nada fica guardado. Ana se esvazia, confiando no caráter amoroso de Deus. Leia 1Pe 5:7: “lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” O significado original para o termo “lançar’ é literalmente “jogar fora”. Para receber o que Deus tem para nós, precisamos jogar sobre ele nossa ansiedade. 3 Consagra seu desejo a Deus Ana faz um voto de que se Deus lhe desse um filho, ela o dedicaria a Deus. Ter um filho era o seu maior desejo, mas ela consagrou as primícias de seu ventre ao Senhor. Segundo a lei de Moisés, foi um voto nazireu (Nm 6:1-21, nazireu é aquele que se separa para obra de Deus). Ana cumpre o voto quando Samuel é desmamado. Ela volta a Siló e traz seu filho “como devolvido ao Senhor”. Mordomia é entender que todas as bênçãos de Deus são para servi-lo e glorificá-lo. Oferecer a Deus o que nos é mais caro faz parte da dependência total de Deus e confiança no seu cuidado. Deus quer tomar o lugar daquilo que toma lugar no seu coração.
4 A celebração de Ana O ânimo de Ana foi restaurado na presença do Senhor (v.18). Ela entregou seu fardo e “seu rosto já não estava mais abatido”, pois aprendeu a esperar e confiar no Senhor. Sua oração foi respondida e ela cumpriu seu voto (v.27). Deus tinha um chamado especial para Samuel. Ele foi providencial na restauração espiritual de Israel e na transição do governo para a monarquia. Pela sua fidelidade, Ana foi abençoada com mais três filhos e duas filhas (1Sm 2:20-21). Por esta transformação em sua vida, Ana compôs um cântico de triunfo e gratidão, profetizando o reino de Cristo e os caminhos da providência divina. Leia seu cântico em 1Sm 2:1-10. Eu e você o que temos com isto? Vendo toda esta relação de Ana com suas frustrações, acredito que podemos repensar em como reagimos com nossas próprias frustrações. Deus Abençoe sua vida. R. G. Marques (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário