segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Débora a juíza
Ao estudar a historia da juíza do povo hebreu por nome de Débora nós automaticamente nos deparamos com suas características que são marcantes em uma mulher como, esposa, guerreira, corajosa e líder de um povo volúvel que hora está com Deus hora foge da presença deste mesmo Deus, Débora sem duvida nenhuma por estas mesmas características é uma mulher que pode ser um exemplo para as outras, mesmo no “nosso tempo”, e ao mesmo tempo Débora constrange os homens.
Abaixo listamos fatos que fazem coro com nossa afirmação acima
- No relato bíblico capítulos antes em Deuteronômio, Josué líder da época convoca o povo a renovar sua alianca com Deus e como ele insiste que não devem adorar aos deuses dos povos que convivem com eles na terra prometida, também insiste que não devem adorar os deuses do Egito, neste momento vem a frase de Josué “eu e minha casa serviremos ao Senhor” e como se ele falasse: vocês eu não sei mas, “eu e minha casa serviremos ao Senhor” .
-No entanto o povo desobedece, veem às festas e confraternizações entre eles e gradativamente o povo vai deixando de adorar ao único Deus de toda adoração e passa a adorar os deuses daquela terra, no entanto a agir de Deus vem sobre este povo.
-Para que o povo escolhido por Deus volte a adora-lo Deus usa outros povos e estes  castigam, oprimem o povo de Deus que durante o tormento que vivem  voltam a orem a Deus, que através de sua misericórdia levanta juízes, que por muitas vezes são os libertadores do povo e isto dura aproximadamente 350 anos que vai desde o tempo de Josué a Samuel.
E neste contexto que Débora vive, (Juízes, 4.4,5).
No relato do texto indicado vêmos uma:
- Profetiza (algo raro em apenas cinco oportunidades mulheres foi profetizas).
- Uma esposa (mulher de Lapidote).
- Uma Juíza (ao contrario dos outros juízes do período ela tinha um função mais judicial).
- Ela se assentava debaixo de uma palmeira entre duas cidades, lá recebia os questionamentos do povo e julgava.
Alguns dos feitos de Débora
Conforme o texto de Jz 4. 1,3 no período em que Débora era juíza o povo passava por um momento de opressão desta vez o povo opressor era comandados por Sisera que por sua vez era comandante dos exércitos do rei Jabim, Sisera tinha no seu exercito 900 carros de ferro e havia oprimido o povo por vinte anos.
Débora então chama Baraque e diz a ele para  seguir com 10 mil homens para lutar contra o exercito de Sisera junto ao rio Quison e que lá Deus daria vitoria a Baraque, (Jz 4: 6, 7).
 Baraque teve medo e desafiou Débora ar ir junto condicionando a isto sua própria participação, (Jz 4:8). No texto de Juízes ainda mais precisamente no capitulo 4 verso 9 a resposta de Débora é dura e ela relata que vai mas por conta do medo de Baraque o grande guerreiro Sisera seria entregue nas mãos de uma mulher.  Observando o texto tudo se da conforme tinha profetizado Débora e Jael  uma mulher tira a vida do cruel Sisera.
Lógico que a historia não acaba aqui e você deve continuar o texto bíblico para ver o quanto Débora  é uma mulher diferenciada das demais de sua época e até mesmo das mulheres de nossa geração, ela se dispõe  e Deus a usa continuamente no meio do seu povo, por sua coragem e desprendimento em ouvir e fazer a vontade de Deus por mais absurda que pareça, Débora é  um exemplo para as mulheres e um constrangimento para os homens por sua coragem e fé.


Reges Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário